"O fracasso é uma excelente oportunidade para o sucesso". (Autor desconhecido)


Você não imagina o quanto a sua visita nos alegra. Não sei se veio por interesse, por curiosidade ou por acaso, mas o que importa mesmo é que você está aqui. Agradecemos e desejamos a sua visita com frequência. Dê um passeio por nosso blog e veja o que temos para você. Depois compartilhe a sua opinião e sugestão para a melhoria do nosso trabalho.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Proximidade do Dia das Bruxas estimula imaginação de crianças e adultos












Com a proximidade do fim do mês de outubro, as escolas instaladas na cidade se preparam para proporcionar aos seus alunos uma viagem pela cultura norte-americana. É o Halloween, conhecido nacionalmente como Dia das Bruxas, e comemorado no dia 31 de outubro.

Guilherme da Silva é coordenador de um dos cursos de idioma onde a comemoração já faz parte da tradição da escola. Ele conta que este ano a festa acontecerá no dia 28 de outubro, a partir das 18h. Se no Brasil a data já é lembrada há alguns anos, nos Estados Unidos a comemoração já tem séculos.

Ele explica que os povos antigos acreditavam que no último dia do verão, 31 de outubro, os espíritos saíam dos cemitérios para retornarem aos seus corpos. No intuito de assustar os fantasmas, as pessoas colocavam objetos simbólicos em suas residências. Na Idade Média, a festa considerada pagã foi condenada.

Para aprender sobre a cultura americana, alunos e funcionários entram no clima e se fantasiam para aproveitar a festa, pelo menos essa é a expectativa de Guilherme. Segundo ele, os meninos, em sua maioria, se vestem de Drácula ou esqueleto, já as meninas incorporam as bruxinhas.

E foi de bruxa que Yasmin Pedrosa Alves, de 11 anos, se fantasiou no ano passado. Este ano ela ainda não decidiu se vai usar fantasia.

Já Antoni Freire, de 8 anos, decidiu como irá à festa. “Eu acho que vou de fantasma. É só cortar um lençol”, diz ele, que já pensou na solução. Antoni é veterano na comemoração. Este é o quarto ano que participa da festa. No ano passado, se vestiu de Frankenstein.




E enquanto alguns improvisam, outros partem para a praticidade do aluguel. A proprietária de uma das lojas de aluguel de roupa da cidade – O Casarão das Noivas -, Andréa Azevedo, diz que nessa época a procura por fantasias cresce em torno de 50% e não são apenas as crianças que aderem aos personagens, os adultos também procuram as peças. “Muito adulto também, porque estão fazendo muita festa de Halloween”, afirma.

Fantasias de bruxas, Drácula e outros personagens de horror são preferência para a data, mas outros personagens também inspiram a imaginação das pessoas, como as fantasias de piratas existentes tanto na versão feminina como masculina. Isso porque os homens, embora em menor quantidade que as mulheres, também procuram a loja.

Para surpresa, o público masculino é até mais criterioso na hora da escolha da fantasia, segundo informa Andréa.

Ela também conta que não são apenas para as festas em escolas de idiomas que as pessoas procuram as fantasias. As boates também promovem eventos com a temática, sem falar nos aniversários que adotam o Halloween como tema das festas.

Fotos: Alcivan Costa/Gazeta do Oeste
fonte: gazeta do oeste. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário