Dor na coluna lombar
Ola , tudo bem?
Sou doutor Andre Luis Siqueira e , semanalmente , gostaria de conversar um pouco com vocês a respeito de alguns assuntos relacionados a ortopedia e tentar explicar algumas situações corriqueiras que nos são impostas nos nossos consultórios.
Pois bem , quando estou me preparando para ir ao meu consultório sempre me pergunto , quantas lombalgias vou atender hoje ? A dor nas costas, principalmente a dor na região lombar só ela e responsável por quase 40 % de todo atendimento e junto a dor nos ombros formam em media de 70% das consultas. Mas o que e que causa este tão comum sintoma? Para responder essa pergunta e necessário investigar a fundo o paciente, e muito importante sabermos a qualidade de vida que o paciente tem os hábitos alimentares, se usa álcool ou faz uso de cigarro ou já fumou em alguma época de sua vida, enfim, é obrigatório a investigação completa , temos que saber ate se o paciente e bem relacionado , introvertido , se passa por problemas diversos.
Dor na coluna lombar envolve uma infinidade de doenças, sejam elas apenas por que o paciente não se exercita (isso leva ao enfraquecimento da musculatura ao redor da coluna e destrói o sistema de sustentação dessa importante estrutura ) , e alguns casos seriam causas infecciosas como tuberculose , outros casos lesões traumáticas , artrose e ate tumores de diversas origens.
É sempre necessário também, um bom exame físico , testando tudo , todos os nervos de origem lombar , testando o quadril, reflexos , forca muscular e sensibilidade . Só a partir dai e que se pode realmente se ter uma idéia do se passa na coluna do meu paciente.
Uma questão freqüente em meu consultório é : - Doutor , o senhor vai pedir radiografia , tomografia , ressonância ? Ha de se ter responsabilidade em solicitar exames, são caros e às vezes sem serventia. Quando o exame físico e bem feito, ele mesmo nos da à dica de qual exame pedir. Sempre e necessário solicitar radiografia , devido as outras causas que não são musculares de dor na coluna , como infecções e tumores. Tomografia e um ótimo exame pra ver fraturas e para planejar o tipo de cirurgia que será feita para a doença em questão. O exame padrão ouro seria Ressonância nuclear magnética, mas como já havia dito, ha de se ter responsabilidade em solicitá-la e apenas usá-la quando se tem um exame físico duvidoso ou quando o mesmo nos mostra que o paciente apresenta uma compressão nervosa ou qualquer patologia que irrite a medula.
Mas em relação ao tratamento? Ai e que esta a grande dificuldade do ortopedista , costumo dizer que o medico não cura o paciente mas o paciente e que se cura , vou explicar melhor ... Como a grande maioria das lombalgias são devido a enfraquecimento e encurtamento muscular, o paciente tem que se dedicar, se empenhar na reabilitação , ou seja muita fisioterapia ... Também gosto muito da hidroginástica se todo mundo fizesse duas sessões semanais eu quase não teria paciente no meu consultório. Alem da reabilitação também e necessário fazer uso de medicações, dependendo da graduação e o tipo da dor.
Como palavras finais, gostaria que o leitor soubesse que a dor na coluna lombar requer paciência, vontade e determinação. Achar que tudo esta perdido que essa dor não passa nunca e um conceito ultrapassado que ha inúmeros metodos para alcancar o resultado desejado.
Dr. Andre Luis L. G. Siqueira CRM RN 6349 . Medico formado pela UFPB , com residência medica em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Geral de Fortaleza , estágios na Santa Casa de São Paulo e Hospital SOS Mao , membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e membro afiliado da OTA – AO ( Orthopaedic Traumatology Associacion ) Atua em ortopedia e traumatologia geral e em Cirurgia do Pé e Tornozelo.
ATENDIMENTO EM PAU DOS FERROS NA MATERNIDADE SANTA LUIZA DE MARILAC. 3351-2215
Fonte Soraya Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário