SAÚDE DO CORAÇÃO: Tratamento odontológico pode prevenir doenças cardíacas
Segundo o Instituto Nacional de Cardiologia, cerca de 40 por cento das infecções que ocorrem na camada interna do coração surgem em decorrência de problemas bucais. Isso porque a boca é a porta de entrada para bactérias, que podem cair na corrente sanguínea, aumentando o risco de doenças cardíacas.
"Antes era feito quando ele já tinha indicação cirúrgica, quando ele ia para a cirurgia. Agora nós vamos começar a atuar bem antes, no início do tratamento da doença do coração dele. Então isso já vai trazer um grande benefício para a população que sofre de doenças cardíacas."
Ainda explicou que crianças portadoras de deficiência neurológica, com problemas no coração, também precisam de cuidados especiais, já que a higiene bucal nem sempre é feita com facilidade:
O Núcleo de Atendimento Odontológico ao Cardiopata do Instituto Nacional de Cardiologia tem parceria com o Programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde. A equipe é composta de dentistas com mestrado e doutorado em cardiologia e infecção.
Reportagem, Débora Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário