Ontem, o grupo realizou sua segunda apresentação oficial da temporada 2011 no Teatro Municipal Dix-huit Rosado
A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) realizou ontem, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, seu segundo concerto oficial da temporada 2011. Os 74 músicos regidos pelo maestro padre Pedro Ferreira da Costa apresentaram ao público um repertório composto por peças de dois grandes autores: Abertura de “A Flauta Mágica” (Mozart) e Sinfonia Nº 5 (Tchaikovsky). A apresentação marcou a instalação do Governo do RN em Mossoró.
Poucas horas antes do concerto, o coordenador administrativo da Orquestra, Francisco José Marinho se mostrou entusiasmado. “A expectativa é a melhor de todas”, disse ele, mencionando que a ansiedade se torna maior, tendo em vista que Mossoró é uma cidade que está acostumada a ver a cultura. Por essa razão, a Orquestra preparou um trabalho de alto nível. “Um repertório muito bom, um repertório de muita dificuldade na sua execução, que a Orquestra poderia apresentar nos melhores locais do país”, comenta Marinho.
Hoje, às 9h, também no Teatro Municipal Dix-huit Rosado será realizado o Concerto Didático. Embora a nomenclatura da apresentação dê a ideia de que o evento será destinado unicamente a estudantes, Francisco José Marinho explica que se trata de um momento de formar plateia, ou seja, é uma oportunidade para mostrar a todas as pessoas interessadas pela música sinfônica como é o funcionamento de uma orquestra.
O primeiro concerto oficial deste ano da OSRN aconteceu em agosto, no Teatro Alberto Maranhão, conforme a Assessoria de Comunicação. De acordo com as informações, a retomada das atividades da Orquestra aconteceu após mais de um ano sem atividades musicais por parte do grupo.
Para a retomada das ações, foram escolhidas duas peças do conhecimento do público e de compositores dos mais renomados como um desafio para enfrentar a temporada de 2011. A intenção, segundo a Assessoria de Comunicação, é mostrar ao público que é possível fazer um trabalho bem feito e esse por si só já tem uma boa dose de contágio junto à população.
SOBRE O MAESTRO
Segundo informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, Padre Pedro Ferreira da Costa, que tem 75 anos de idade e é natalense, assumiu a regência da OSRN no início de maio.
“Aos sete anos fez parte de uma banda de música do Departamento de Educação em Natal, tocando trompete. Aos 11 anos entrou no Seminário de São Pedro, onde fez ginásio e clássico. Depois graduou-se com o Bacharelado em Filosofia e Teologia. Posteriormente fez Mestrado e Doutorado, na Itália, na Universidade Gregoriana de Roma (Filosofia) e Instituto de Música de Roma (Regência e polifonia). É criador do Madrigal da Escola de Música da UFRN e do Coral Canto do Povo. É também secretário do Arcebispado da Arquidiocese de Natal e tem, como clérigo, sob sua responsabilidade a comunidade Mateus Moreira, no bairro de Dix-sept Rosado”, diz o texto.
Foto: Wilson Moreno/Gazeta do Oeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário