"O fracasso é uma excelente oportunidade para o sucesso". (Autor desconhecido)


Você não imagina o quanto a sua visita nos alegra. Não sei se veio por interesse, por curiosidade ou por acaso, mas o que importa mesmo é que você está aqui. Agradecemos e desejamos a sua visita com frequência. Dê um passeio por nosso blog e veja o que temos para você. Depois compartilhe a sua opinião e sugestão para a melhoria do nosso trabalho.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Imagens vivas






Vida, união, sentimento, amor, superação, lembrança, juventude, história, expressão, atitude, afeto, amizade, felicidade. Esses foram alguns dos substantivos os quais os alunos do Colégio Diocesano Santa Luzia definiram a dança e o espetáculo Imagem de Fato, que será encenado por eles no Teatro Dix-huit Rosado nos dias 3 e 4 de novembro, a partir das 20h.
A sensação é de estar diante de verdadeiros profissionais da dança, e, quiçá, do teatro. Em cada etapa do trabalho, desde a pesquisa, ao alongamento, à apresentação das coreografias, o que se vê na turma, composta por 59 alunos, ex-alunos e convidados é o comprometimento e o prazer no que estão fazendo. Nos ensaios, a juventude e a vivacidade são claramente expressadas através da mistura de ritmos, aos estilos musicais de cada um dos integrantes do Diocecena.
A coreógrafa, diretora e responsável pelo espetáculo, Roberta Schumara, explicou que o nome Imagem de Fato é uma projeção do recital Fatos e Acasos, já apresentado pelos alunos, sendo que com formato diferente, desse que já é o quarto espetáculo apresentado pelos alunos. "Dessa vez nós estamos retratando fatos históricos e culturais que vêm desde a jovem guarda até os dias os anos 90. Essa ideia foi colocada em prática a partir do início de outubro deste ano, a princípio pensávamos que esse não haveria porque eu quebrei o pé e não tinha como passar a coreografia para os alunos, mas graças a Deus me recuperei e lançamos o desafio, que está sendo posto em prática", destacou.
Para o espetáculo, os alunos pesquisaram sobre a jovem guarda, a ditadura militar, fatos políticos, o tropicalismo, a discoteca, a tecnologia do período, os protestos juvenis. "Nós colocamos uma pitada de tudo isso misturado com acasos amorosos. O espetáculo resgata coreografias que já foram trabalhadas em outras ocasiões, só que com uma roupagem diferente", continuou Roberta Schumara.
Participam do Diocecena alunos do 6° ano do ensino fundamental até o 3° ano do ensino médio. A maioria dos alunos já tinha embasamento do que já fora visto em sala de aula em disciplinas de história e literatura. "Os professores têm realizado palestras, trabalhos de pesquisa, e ao final será cobrado um relatório de cada aluno do grupo, de acordo com o que o espetáculo retrata, como uma atividade interdisciplinar", disse a coreógrafa.
Como os trabalhos começaram no início de outubro, o ritmo vem sendo acelerado, inicialmente os ensaios estavam acontecendo nas terças, quintas e sextas-feiras. Já na reta final, os alunos ensaiam todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados.
O espetáculo Imagem de Fato tem duração de uma hora e as coreografias foram retiradas de músicas de cantores como Caetano Veloso, Roberto Carlos, Wanderleia, Elis Regina, Zeca Pagodinho, Flávio Venturini, Frenéticas, Raul Seixas, entre outros. Para a pesquisa dos fatos históricos, os alunos contaram inclusive com depoimentos de familiares que viveram nas décadas de 60, 70, 80 e 90.
A aluna Rebecca Freire, de 13 anos, que estuda o 8° ano, no Diocesano, estudava em outro colégio no ano passado, mas sempre acompanhava uma amiga aos ensaios do Diocecena. "O que eu via nos ensaios era muita emoção e aquilo para mim era tão envolvente, e ainda é, que eu falei com meus pais e eles aceitaram que mudasse de escola, foi quando integrei o grupo. Minha mãe diz que a dança foi um resgate de mim mesma, e é o que eu considero que esteja sendo realmente, estou me conhecendo melhor a cada passo da dança, a cada coreografia que aprendo", disse.
O ator Madson Ney é um dos convidados que integra o Diocecena para esse espetáculo, e afirmou que fez a mesma preparação dos alunos. "Também pesquisei, estudei os fatos históricos, as imagens das épocas as quais estamos trabalhando, os estilos musicais, das coreografias com cada particularidade, figurino, tudo em equipe com os alunos. A experiência tem sido fascinante para mim, diferente das outras experiências que temos no teatro", frisou Madson Ney.
O espetáculo explica que uma imagem fala mais do que mil palavras, já que ao se contar uma história, qualquer imagem pode ser esquecida. A apresentação do Imagem de Fato tenta mostrar, com maestria, através de imagens vivas, o talento de jovens e crianças, que buscam de maneira eficaz exaltar fatos que nunca deixaram de existir e acasos que volta e meia acontecem a cada instante, baseando em personagens, lugares, tempo.
A viagem através do contexto histórico, respondendo com dinâmicas coreografias o SIM, mesmo quando muitos disseram NÃO. O sim para o desejo de lutar por dias melhores, por liberdade e por uma convivência passiva, sem deixar uma oportunidade de reflexão para os que não estão no palco.
As senhas para o espetáculo serão vendidas no Colégio Diocesano e na bilheteria do Teatro, ao preço de R$ 15,00 inteira e R$ 7,00 estudante.


fonte: gazeta do oeste







Nenhum comentário:

Postar um comentário