CÂNCER DE MAMA .
O que causa o câncer de mama? O câncer de mama é causado por alterações genéticas, estas alterações podem ser estimuladas por fatores ambientais como: tabagismo, uso de hormônios ( TRH – terapia de reposição hormonal), inicio da menstruarão em idade muito jovem, menopausa em idade mais tardia, menor numero de gravidez e gravidez em idade cada vez mais tardia, excesso de peso e ingestão de bebida alcoólica ou também por fatores genéticos.
O câncer ainda é visto como uma doença ruim, que mata e que nada pode ser feito contra ele. No entanto, hoje já sabemos que o câncer apesar de ser doença grave , quando descoberto precocemente pode ter evolução favorável, até mesmo cura , através de tratamentos com medicação, cirurgias e aplicações de radioterapia.
O câncer tem uma evolução lenta, podendo levar meses ou até anos para incomodar, pois no início da doença não dói , o que leva as mulheres a não pensarem muito no assunto , nem a procurar o serviço de saúde para exames regulares.
A melhor maneira de prevenir o câncer de mama é se auto examinando todos os meses ,e também fazendo uma vez por ano a consulta GINECOLÓGICA.
Sinais e sintomas:
O sinal mais comum do câncer da mama é o aparecimento de um nódulo ou caroço, sobretudo quando não desaparece durante o ciclo menstrual e não muda de local quando apalpado. É bom lembrar que a maioria dos nódulos que aparecem na região mamária são tumores benignos, como por exemplo os cistos e os fibroadenmas, contudo só o médico poderá identificá-los e dar a orientação adequada.
A grande preocupação, portanto, é com os tumores malígnos, como o câncer de
mama, que se desenvolve sem provocar dor, por isso devem ser diagnosticados o mais precocemente possível a fim de possibilitar um tratamento curativo.
Outros sinais que devem ser pesquisados são: edema (inchação), retração da pele (covinha), pele em “.casca de laranja”, eritema (vermelhidão), alteração da aréola, ulceração, sangramento ou desvio do mamilo.
Embora o câncer de mama no início não apresente dor, qualquer sensibilidade dolorosa fora do período pré-menstrual deve ser relatada ao médico
COMO FAZER O AUTO EXAME DAS MAMAS? O auto-exame é um método de diagnóstico onde a própria mulher faz, em frente a um espelho, um exame visual de suas mamas e em seguida faz a palpação de ambos os seios.
É portanto uma forma simples de se prevenir de uma doença séria.
Fazendo-o regularmente, a mulher conhece melhor suas mamas, seu volume, a textura do tecido mamário e possíveis alterações que ocorram no período do ciclo menstrual. Assim, tem condições de perceber melhor qualquer alteração que se apresente, e, conseqüentemente, procurar o médico antes que qualquer doença mais grave se desenvolva.
O auto-exame deve ser instruído pelo ginecologista ou por outro profissional da área médica. Este deve ser feito mensalmente, uma semana após a menstruação, pois as mamas estão menos inchadas e doloridas nesta fase do ciclo. As mulheres que não menstruam mais devem escolher um dia do mês para realizar o auto-exame (por exemplo, todo dia 15). O importante não é o dia em que o auto-exame deve ser feito, mas sim que ele seja realizado regularmente a cada mês.
Qualquer alteração verificada pelo auto-exame deverá ser comunicada com brevidade ao ginecologista ou mastologista, que é o médico especializado em doenças da mama.
Na frente do espelho: |
Primeiro fique em pé em frente ao espelho e examine atentamente suas mamas. Observe a forma, a cor e a textura da pele.
Em seguida, levante os braços devagar observando atentamente a imagem projetada no espelho para verificar se há mudanças na forma ou no contorno dos seios.
Agora, coloque as mãos na cintura, contraia os músculos do peito de modo a empurrar as mamas para frente, (sentindo o esforço dos músculos peitorais), e observe novamente se há mudanças na forma ou no contorno dos seios;
No chuveiro: |
Levante seu braço esquerdo e coloque a mão atrás da cabeça. Com a mão direita ensaboada junte os dedos e vá apalpando o seio esquerdo, comprimindo-o contra o tórax. Com as mãos ensaboadas elas deslizarão suavemente sobre a pele molhada.
Nesta apalpação usar as polpas digitais, fazendo movimentos circulares ao redor do seio, verificando cada parte do mesmo. Não fazer o movimento de “pegar alguma coisa com os dedos”, pois o correto é usar as polpas digitais para pressionar levemente o tecido mamário contra o tórax e com isso “sentir” a presença de caroço ou endurecimento da mama.
Repetir a apalpação com a mama oposta: com o braço direito colocado atrás da cabeça, apalpar o seio direito com a mão esquerda, sempre fazendo movimentos circulares ao redor do seio, pressionando cada parte do mesmo;
Deitada na cama: | |
Deite-se de costas em uma posição confortável e coloque um travesseiro debaixo de seu ombro direito. Com a mão esquerda examine toda a sua mama direita e depois inverta o processo fazendo o mesmo com a mama oposta, sempre com movimentos circulares ao redor do seio. Por último, aperte delicadamente seus mamilos (bico do seio) e observe se sai algum líquido.
Comunique com brevidade ao seu médico se você notar qualquer anormalidade verificada pelo auto-exame, tais como:
· Mudanças na forma ou coloração das mamas;
· Nódulos ou caroços;
· Pele tipo "casca de laranja";
· Presença de líquido ou secreção que sai dos mamilos.
Movimentos para Pesquisa
Movimento em espiral | Do exterior para o interior |
Em círculos concêntricos | Em bandas verticais |
Não Entre em Pânico:
Lembre-se que a maioria dos nódulos encontrados nas mamas são tumores benígnos, como por exemplo os cistos e os fibroadenomas.
Os cistos são nódulos dolorosos que aumentam de volume antes da menstruação e os fibroadenomas são nódulos móveis à apalpação que podem ser facilmente retirados por meio de uma pequena cirurgia, geralmente feita com anestesia local.
Lembramos que o auto-exame da mama é apenas uma das três maneiras recomendadas para identificar o câncer da mama em seus estágios iniciais. É preciso enfatizar a necessidade de também ser feita a consulta médica anual para orientação preventiva e a mamografia.
SINAIS DE ALERTA:
.CAROÇO NA MAMA;
.REGIÃO DA MAMA MAIS ENDURECIDA;
.PELE COM CASCA DE LARANJA;
.REPUXAMENTO DO BICO DO PEITO;
.CAROÇOS EMBAIXO DO BRAÇO( AXILA)
.SAIDA DE SECREÇÃO PELO MAMILO.
(EDILMA ESTEVAM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário