"O fracasso é uma excelente oportunidade para o sucesso". (Autor desconhecido)


Você não imagina o quanto a sua visita nos alegra. Não sei se veio por interesse, por curiosidade ou por acaso, mas o que importa mesmo é que você está aqui. Agradecemos e desejamos a sua visita com frequência. Dê um passeio por nosso blog e veja o que temos para você. Depois compartilhe a sua opinião e sugestão para a melhoria do nosso trabalho.

quarta-feira, 13 de julho de 2011


Tipos de hepatite e acesso ao tratamento no SUS


A hepatite é uma inflamação do fígado, que pode ocorrer por qualquer causa. Geralmente, a doença ocorre devido à contaminação por uma das formas do vírus da hepatite, mas pode também ser causada pelo consumo excessivo de álcool, medicamentos e drogas.

A hepatite é uma inflamação do fígado, que pode ocorrer por qualquer causa. Geralmente, a doença ocorre devido à contaminação por uma das formas do vírus da hepatite, mas pode também ser causada pelo consumo excessivo de álcool, medicamentos e drogas.

Existem 5 tipos de vírus causadores da hepatite. No Brasil, são mais comuns as hepatites causadas pelos vírus A, B e C. Os vírus atacam o fígado ao se alojarem nas células para a reprodução. Com isso, o fígado perde parte da sua funcionalidade.

A hepatite A é a forma aguda, que pode transmitida através de alimentos ou água contaminada, ou de pessoa para pessoa. O período de incubação da doença leva de 10 a 50 dias e normalmente os sintomas são febre, náusea, vômito, mal-estar, falta de apetite, olhos e pele amarelados, desconforto abdominal, urina escura e fezes esbranquiçadas.

Através de exame de sangue é possível detectar a hepatite A, espera-se que o organismo reaja sozinho contra a doença já que não há tratamento específico, apenas sintomático. A hepatite A é a forma mais amena e autolimitada da doença.

São mecanismos de prevenção contra a hepatite A o tratamento de água, saneamento básico, alimentos bem cozidos e bons hábitos como lavar as mãos antes das refeições.

Os vírus da hepatite B e C podem ser transmitidos através do sangue, as maiores vítimas são usuários de drogas injetáveis e pacientes submetidos a materiais cirúrgicos contaminados, por isso é preciso ter cuidado em transfusões sanguíneas, em sessões de tatuagem e depilação, manicure, em serviços de saúde onde ocorram procedimentos invasivos, como dentistas e clínicas médicas. A esterilização dos materiais utilizados deve ser uma exigência dos consumidores, como forma de prevenir a contaminação.

No Brasil, o Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente o tratamento das Componente hepatites B e C, através de programas de acesso aos medicamentos.

Dicas de saúde:EDILMA ESTEVAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário