"O fracasso é uma excelente oportunidade para o sucesso". (Autor desconhecido)


Você não imagina o quanto a sua visita nos alegra. Não sei se veio por interesse, por curiosidade ou por acaso, mas o que importa mesmo é que você está aqui. Agradecemos e desejamos a sua visita com frequência. Dê um passeio por nosso blog e veja o que temos para você. Depois compartilhe a sua opinião e sugestão para a melhoria do nosso trabalho.

sábado, 16 de abril de 2011

Biografia de FRANCISCA RAIMUNDA ESTEVAM (NENEM)


 Quem é dona Nenen? Conheça um pouco sobre a dona desses belos poemas: 

Aos 14 de Maio do ano de 1957 nasceu no sitio Ameixeira, município de José da Penha /RN, Francisca Raimunda Araújo, filha do casal Antônio Raimundo de Araújo e Raimunda Alexandrina da Conceição. Sendo a primogênita da família foi criada com muito carinho e atenção, chegando até a ser o xodó da família, principalmente pelos avôs maternos e paternos e entre seus cinco irmãos, e aos poucos adquirindo carinhosamente o apelido de “Nenen”, os mesmo trabalhavam junto com os pais na agricultura. Aos 19 anos casou-se com o jovem Expedito Estevam da Silva, residente no sítio Caiçarinha do mesmo município, tiveram 10 filhos, dentre eles 07 homens e 03 mulheres, sendo que o destino retirou de seus braços a primeira filha, de apenas 03 meses de idade, deixando um grande vazio.
 Dona Nenen e seu marido Expedito criaram seus filhos com o muito esforço, utilizando do trabalho agrícola e publico, uma vez que Dona Nenen trabalhava como professora na Escola Municipal “Amaro Estevam da Silva”, que de inicio funcionava em sua residência. Educou seus filhos, assumindo o papel de mãe e professora sempre presente nas atitudes de seus filhos.Não se restringindo apenas a sua família, mas a comunidade onde trabalhava, educando, ensinado e batalhando pela educação de várias crianças, num tempo em que faltava recursos para melhor executar sua profissão. E assim cuidava de seguia na sua dupla rotina, escola, casa, esposo e nove filhos. E como se não bastante, Dona Nenem, insistia em um sonho que não abria mão de conseguir, entrar em uma faculdade e se especializar em sua tão amada profissão, e foi aos 47 anos de idade, que mesmo cansada, abatida e muito atarefada, conseguiu entra na Universidade do Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), como aluna do curso de pedagogia, conseguindo o titulo de pedagoga no ano de 2004, realizando um dos maiores sonho de sua vida.
Com o passar dos anos, seus filhos cresceram e procuraram uma melhor forma de vida, se deslocando um a um para o estado de São Paulo, e desde já, tentando adquirir recursos para ajudar toda a família, pois o salário de professora mal dava para cobrir os gastos. Foi quando uma nova fase começou uma no setor educacional, pois os órgãos governamentais resolveram valorizar os profissionais da educação. Mesmo tendo dado inicio a sua carreira profissional do ano de 1980, ainda tinha que trabalhar alguns anos para usufruir de direitos referentes à aposentadoria, e ao chegar a esse tempo, seus direitos foram negados. Foi quando por problemas de saúde se afastou obrigatoriamente de seu trabalho, colocando-lhe sua irmã para lhe substituir. Hoje com 57 anos de idade, ainda reside no sitio caiçarinha, já é avó e usufruí de sua família, proibida pelos médicos de fazer alguns afazeres domésticos por motivos de saúde. Dona Nenen, ultiliza de seus dons poéticos para escrever belos poemas que dão graças às dádivas alcançadas, e exaltam a vida.


Um comentário:

  1. Parabéns Mana, a voce e o Mackoson com certeza são merecedores ...!!! Dorinha

    ResponderExcluir